Fechar
Página inicial Últimas Notícias Prefeitura de Barcelona abre consulta pública simplificada para definição dos Editais da Lei Paulo Gustavo
Cultura

Publicado em 26/10/23 17:10 , Atualizado em 26/10/23 17:13 | Acessos: 621

A Prefeitura de Barcelona, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, torna pública a última etapa da fase de oitivas da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022). A consulta pública simplificada irá compilar as demandas e necessidades da sociedade civil para a execução desta lei em âmbito municipal.

Essa consulta pública é voltada a artistas e produtores culturais e tem como objetivo coletar propostas de como os mecanismos de financiamento serão estruturados, como divisões de categorias, valores e outros itens relevantes para a elaboração dos editais. Dessa forma, a SECULT estabelecerá, através da consulta pública, que a destinação dos recursos siga a demanda originada pela própria classe artística e cultural.

O Ministério da Cultura - MinC repassou aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal cerca de R$ 3,8 bilhões. Deste montante, o valor estimado para Barcelona/RN é de R$ 59.725,55 que deverá ser aplicado da seguinte forma:

• R$ 31.646,90 para apoio a Produções Audiovisuais;
• R$ 7.229,86 para apoio a salas de cinema;
• R$ 3.629,91 para capacitação, formação e qualificação no audiovisual;
• R$ 17.218,88 para apoio às demais áreas da cultura que não o audiovisual.

Os recursos direcionam 70% do valor exclusivamente para o setor do audiovisual e 30% para as demais áreas da cultura, conforme previsto nos artigos 6º e 8º da Lei.

A etapa final de escutas será realizada no formato remoto, através de questionário online que receberá sugestões e propostas.

Link para envio de sugestões e propostas:

O formulário ficará disponível no site da Prefeitura de Barcelona até o dia 29 de outubro de 2023.