Fechar
Página inicial O município

A história

Publicado em 06/03/21 22:43 , Atualizado em 06/03/21 23:03 | Acessos: 6419

A região onde hoje se situa o município de Barcelona foi colonizada no início do século XIX por sertanejos vindos do Seridó, bem como de outras regiões do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, a primeira casa do "Salgado", nome pelo qual a região era conhecida, foi construída pelo Sr. José Maria do Nascimento, natural de Bodó em Cerro-Corá/RN, que ao lado de dois irmãos foram os primeiros proprietários de terras. A fazenda Salgado já era conhecida em 1864.

Salgado, primeiro nome pelo qual Barcelona ficou conhecida, se deve ao alto teor de salinidade dos terrenos do município.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo dia é comemorado em 2 de agosto, data em que chegou ao pequeno povoado a imagem da santa trazida pelo filho do fundador do lugar, José Maria do Nascimento. A escolha foi feita em 1918 por indicação do Padre Cícero em Juazeiro. Foi dele também a sugestão sobre qual deveria ser o dia da feira semanal, isto é, segunda-feira.

Em 1929 o prefeito de São Tomé, município do qual Barcelona fazia parte, mudou o nome do povoado de Salgado para Barcelona. O Nome Barcelona provém de um seringal localizado na Amazônia, onde o então prefeito havia trabalhado.

O mercado público da cidade foi construído em 1931. No dia 21 de março de 2001 ele foi demolido e em seu lugar foi construído um novo mercado, recebendo o novo prédio o nome de Edifício José Edgar Gomes Barreto, em homenagem a um ilustre munícipe. Já o cemitério da cidade foi edificado em 1927.

No ano de 1938 Barcelona foi elevada à categoria de vila, através do decreto nº 603 assinado pelo interventor federal Rafael Fernandes Gurjão.

No dia 29 de abril de 1958 o deputado José Clementino Bessa apresentou no plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei propondo a criação do município de Barcelona. Transformado no processo de nº 137/58, o projeto percorreu todos os tramites legais até ser aprovado no final do período legislativo daquele ano.

O município foi emancipado de São Tomé através da Lei nº 2.331, de 17 de dezembro de 1958 (Diário Oficial do Estado de 28.12.1958) assinada pelo então governador do Rio Grande do Norte, Dinarte de Medeiros Mariz.

A instalação do município de Barcelona ocorreu na Escola estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho (Antigo Grupo Escolar), no dia 1 de janeiro de 1959, de acordo com o artigo 3º da referida lei nº 2.331 de 17 de dezembro de 1958, tendo sido escolhido Teófilo Lopes como o primeiro prefeito municipal, nomeado para o cargo de 02 anos.

Na ocasião da instalação do município estiveram presentes, no local acima citado, pessoas ilustres do povoado, tais como: Sinésio Marques da Silva (que viria a ser Prefeito de Barcelona por duas vezes). Francisco Marques da Silva, Rainel Pereira de Araújo, Severino Lopes, Ivanaldo Lopes, Pedro de Azevedo Maia (grande proprietário de terras e comerciante local), Pedro Lopes, Nedil O. Lima, Waldir Lopes, Selva Capistrano Lopes da Silva (Esposa de Dr. Onofre Lopes da Silva), José Edgar Gomes Barreto (Dentista prático e fotógrafo local), Theófilo Osvaldo da Rocha, João Marques da Silva, Renato Rocha (que seria vereador e avô do atual vice-prefeito de Barcelona), José Severino do Nascimento, Francisco Gomes Barreto, e Dr. Onofre Lopes da Silva (Um dos fundadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e irmão de Teófilo Lopes - primeiro prefeito do município).